9 de agosto de 2011

Viagem de trem de Pequim para Datong

A estação de trem impressiona: um belo prédio moderno e no seu topo construções de pagodas. No entanto, falta estrutura para uma locomoção mais fácil com malas de rodinhas, pois em muitos pontos há apenas escadas. Era um sábado quando fomos viajar pela primeira vez de trem na China e não sei se o movimento era, portanto, atípico, mas a estação estava realmente superlotada. Há dados estatísticos que afirmam que a todo momento há cerca de 10 milhões de chineses viajando de trem no país.

Uma das estações de trem de Pequim. Arquitetura moderna e antiga se misturam.


Pagamos por assentos na classe ¨hard seat¨ (aparentemente a mais popular), que nos explicaram era como um ¨sofá¨, porém não reclinável. Pareceu-nos adequado para uma viagem de 6 horas durante a tarde. Bom, para falar a verdade, o hard seat é mesmo bem durinho, com um fino acolchoado por cima só para dar uma melhor impressão. Ao chegarmos tivemos que expulsar uns chineses que estavam sentados em nossos assentos. Descobriríamos a seguir que metade das pessoas no vagão não possuía assentos, pois tinham adquirido o ¨standing ticket¨, ou seja, pagaram para viajar de pé. Resultado: tinham pessoas sentadas até nas pias dos vagões. Toda esta confusão e multidões amontoadas nos lembrou muito a Índia, exceto pelo fato que os vagões dispunham de ar condicionado e estavam até bem limpinhos mesmo na hard seat class. UFA!

Hard Seat Class

Fila para o banheiro? Que nada! É o pessoal do Standing  Ticket.


Dentre os passageiros destacavam-se os veteranos do ¨standing seat¨ que traziam até o seu banquinho desmontável para sentar nos corredores e sua garrafa térmica com chá verde. Os mais amadores, perambulavam de vagão em vagão com suas pesadas malas, na esperança de encontrar um lugar mais espaçoso.

Em nossa frente havia uma jovem chinesa com seu filhinho que insistia em nos oferecer batatas fritas lambuzada com molho do Mc Donalds. No meio de tanta gentileza ele manifestou vontade de ir ao banheiro, mas a multidão no vagão era tanta que a mãe do menino desistiu de levá-lo ao banheiro e fez ele fazer o seu xixi numa garrafa pet quase em cima dos pés do Rafael (lembrei-me do episódio na India em ...). Terminados os ¨trabalhos¨, voltou rapidamente a se entreter com suas batatinhas.

Classes nos trens da China, por ordem de conforto:

  1. Standing Ticket – para sofrer de pé ou sentado no chão.
  2. Hard Seat – adequado para uma viagem de curta duração e para ver ¨a vida como ela é¨ na China.
  3. Soft Seat – nem todos os trens dispõem desta classe. Possuem poltronas mais macias e reclináveis.
  4. Hard Sleeper - Triliches em um vagão comum. Acompanha travesseiro, lençol, cobertor e toalha. Nada mal se você não ligar para a falta de privacidade e não tiver o azar de ter gente roncando ao redor.
  5. Soft Sleeper - Cabine com 2 beliches, tomada e mesinha. Acompanha travesseiro, lençol, cobertor e toalha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails