28 de setembro de 2010

Esfahan (ou Isfahan)


Quem leu o livro “O Físico” (The Physician), de Noah Gordon, já ouviu falar desta cidade, uma vez que é bastante citada na obra. Na Idade Média, Esfahan era considerada a cidade mais avançada na área da medicina, entre tantos outros avanços que a Pérsia se tornou referência.

Imam Square: lindos jardins, charretes, lojas e mesquitas.

Sem dúvida a cidade mais linda, limpa e agradável do Irã. Nela destaca-se a Imam Square (praça do Imam), ou Naqsh-e Jahan Square, a segunda maior praça do mundo! Linda para fotos, super astral para piqueniques (uma tradição iraniana) e conveniente para compras. É a cidade perfeita para você terminar seu roteiro pelo Irã.

No quesito arquitetura destacam-se os minaretes: torres altas construídas nas mesquitas e que servem tanto para mirante quanto para o anúncio das 5 chamadas diárias para oração (chamadas estas quase musicais e que dão o toque final ao clima islâmico presente em cada detalhe). Toda esta arquitetura é recoberta por pequenos azulejos azuis, talhados cuidadosamente para formar pequenos desenhos geométricos. 




Detalhes da arquitetura de uma das mesquitas.




Bazar e suas abóbadas por onde entra a luz do sol.

"Grudado" na praça do Imam há um grande bazar com corredores que mais parecem labirintos. São vários quilômetros de lojinhas vendendo especiarias, roupas, ferramentas e badulaques. Sem brincadeira: para poder sair de lá, tivemos que, em várias bifurcações, pedir informações através de gestos e tentativas patéticas para pronunciar algumas palavras em Farsi (ninguém lá dentro falava inglês). Uma boa diversão!

.














Em Esfahan há também várias pontes que são atrações turísticas. Estas são especialmente lindas a noite, com suas iluminações dirigidas!


        
Ponte Kahju (uma das mais famosas) - Ano: 1650




 
Ponte Shahrestan (a mais antiga) - Século XIV
    

    
Na parte de baixo da ponte Kahju.

 
 
Ponte Si-o-Seh com seus 33 arcos - Ano: 1602 d.C.


Nada ficou a desejar nesta bela cidade, exceto pelos taxistas que eram em sua maioria picaretas. ;-)
.

Um comentário:

  1. Olá Caroline,

    Que bacana você seguindo o meu blog caçula :-) Pelo visto temos mais do que o útero vazio em comum, já que compartilhamos o mesmo template (rs) e você esteve no Irã -- que maravilhoso! Vou ler todos os seus posts de trás pra frente pra saber o que você achou de lá. A minha visita ao Irã, por enquanto, é através da literatura. Todas as noites, nas duas últimas semanas, eu viajo para Teerã, graças ao livro "Lendo lolita em Teerã" (http://veja.abril.com.br/idade/estacao/veja_recomenda/300604/lolita.html). Este livro é tão bem escrito que realmente sinto como se estivesse lá, com véu e tudo.

    Voltarei mais vezes para te visitar. Pode apostar! E continue viajando sã e salva por esse mundão sem porteira.

    Um abraço,

    Nicole

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails