11 de julho de 2010

Preparativos para o Irã


Do que pesquisei sobre o Irã, algumas peculiaridades e advertências chamaram-me a atenção, outras eu até já sabia a partir do que conheci sobre o islamismo na India:
.
Povo e língua: É uma ofensa para o iranianos confundi-los ou chamá-los de árabes. Iranianos são persas e não árabes. Tanto é assim que o país não fala Árabe e sim Farsi.
Religião: a maioria da população é muçulmana xiita (quase 90%). A maioria dos muçulmanos do planeta é sunita. Curiosamente a constituição iraniana reconhece três minorias religiosas: os zoroastrianos, os cristãos e os judeus. Não é bastante curioso este último?
Culinária: os iranianos preferem chá a café. Inclusive as casas de chá são atrações turísticas imperdíveis neste país. Arroz e pão são presença constante nos pratos, e as carnes mais comuns são a ovelha e o carneiro. Carne de porco não é consumida devido à religião islâmica.
Bebidas alcóolicas: proibidas devido à religião.
Roupas: As mulheres devem usar roupas folgadas, que não marquem o corpo, sendo que apenas as mãos, os pés e o rosto podem estar a mostra. A parte de cima do vestuário deve ser comprida suficiente para cobrir o bumbum. O lenço sobre a cabeça é obrigatório, mesmo para as estrangeiras. A ausência do véu pode resultar em pena de algumas chibatadas; no entanto estrangeiras são orientadas de maneira cordial caso algo esteja incorreto no vestuário. Os homens podem usar camisetas de mangas curtas (evite regata), mas também não podem usar bermudas.
Tensão elétrica: 220 volts, 50 hertz. Os plugues são do tipo 2 pinos redondos.
Moeda local: É chamado iraniano Rial (IR). As notas são no valor de IR 20,000, 10,000, 5000, 2000, 1000, 500, 200 and 100. As moedas estão nas denominações de IR 500, 250, 100, 50, 20, 10 e 5. A grande "pegadinha" é que a negociação é feita em Toman e 1 Toman = 10 IR.
Cartão de crédito: não funciona!!!!!!!!!!!!! Só cash (então leve muito dim dim)!
Dias úteis e finais de semana: O final de semana no Irã é na quinta e sexta-feira!

3 comentários:

  1. Parece que lá naquelas bandas não se aceitam as coisas de primeira, deve-se "fazer doce" antes, uma ou duas vezes. Eu ia me dar mal! "Vlad quer pizza? Sim. Quer massa? siim... Quer mais? siiiimm..." :D

    ResponderExcluir
  2. coitada das mulheres lá... que triste nascer num país desses...

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    eu nunca havia pensado em verificar:
    ΅Tensão elétrica: 220 volts, 50 hertz. Os plugues são do tipo 2 pinos redondos"
    para mim isso era coisa de Eng. Eletricista - mas sabe que é um informação útil!
    No Canadá tive uns probleminhas com os pinos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails