26 de outubro de 2013

O dinheiro iraniano


Sempre acho curioso analisar as cédulas de dinheiro nos países. Elas nos dizem muito sobre a cultura e o que o governo deseja destacar no país. Direta ou indiretamente, há uma mensagem sendo passada.
No Irã não poderia ser diferente.

Para começar, todas as cédulas de dinheiro iraniano tem em um de seus lados a foto do primeiro líder supremo responsável pela revolução islâmica: o aiatolá Khomeini, e os números estão escritos em alfabeto árabe. A exceção é a maior nota chamada de "cheque".

Do lado oposto a foto do líder, as imagens mostram símbolos da arquitetura histórica iraniana, seus ídolos (poetas), e a natureza (Monte Damavand). Neste lado, as cédulas tem seus números apresentados em numerais de nosso alfabeto.

Entender os preços e lidar com o dinheiro iraniano não é tarefa das mais simples. Para começar, a desvalorização da moeda gerou números gigantescos nas cédulas, com pelo menos 4 zeros que poderiam ser "cortados". Para brasileiros isso não deveria ser problema, já que convivemos por muitos anos com este tipo de situalção em nosso país.

Tomans: é uma outra moeda?

Alguns estrangeiros acham que o Irã tem 2 moedas: o Rial e o Toman. Isso é um erro!
O Irã tem apenas uma moeda que se chama RIAL. É exatamente o que aparece na cédula do dinheiro.
No entanto, para facilitar o entendimento local (ou dificultar o entendimento do estrangeiro), o iranianos rebatizaram a moeda com a palavra Toman, cortando do preço um zero do número.

Complicou?

Explicação prática: supondo que você vá comprar um refrigerante e ele custa 10.000 Rials. O vendedor pode informar o preço dizendo: 1.000 Toman. Muitas vezes ainda, para encurtar ainda mais a conversa, ele vai te falar que custa apenas 1.

Entre os brasileiros nós já rebatizamos a moeda com o nome de "dinheiros". Então digo aos meus amigos que um refrigerante custa 1 "dinheiro", cortando definitivamente estes 4 zeros desnecessários.

Outras formas locais de dizer preço são de informar os valores cortando os 4 zeros e dizendo, por exemplo, 20 "greens", que seriam 200.000 Rials, ou 20 notas de 10.000 Rials (que é da cor VERDE, entendeu?)!

Temos ainda a possibilidade de chamar 20 "Khomeines", ou seja, 20 notas de 10.000 Rials! Mas para não fazer confusão linguística, tente aprender e memorizar somente o Toman mesmo.


Quanto vale um dólar em Rials?

Saber a cotação do dólar no Irã é um desafio a partir do exterior. Pesquisando na internet, você provavelmente irá encontrar a cotação oficial, que não é vantajosa para o turista. Seu dinheiro vale muito mais no Irã, trocando-se no mercado negro que nem é tão "negro" assim. Apesar de não ser oficial, as lojas de câmbio estão espalhadas por toda grande cidade do Irã com cotações muito melhores que as dos bancos.

Uma dica ao viajante acessar o site http://www.2zaar.com/ (necessita google translator), que apresenta a cotação do dia no mercado negro. Outra opção é instalar o aplicativo (app) para smartphones: "Mesghal".

Cotação do dia 25/10/2013 no mercado negro:
  • 1 dólar = 30.050 Rials (ou 3.005 Tomans)

Cotação do dia 25/10/2013 no oficial:
  • 1 dólar = 24.816 Rials (ou 2.482 Tomans)
No mais, tenha pelo menos ideia de quanto vale cada nota no seu país para não sair pagando 10 vezes  a mais ou a menos que o valor do produto. Por exemplo, a maior nota do Irã, a de 500.000 Rials, vale menos que 20 dólares atualmente.

Apesar da confusão certa que todo "marinheiro de primeira viagem" vai passar no Irã, o lado bom é que as pessoas aqui, na grande maioria das vezes são honestas! Vendedores e taxistas podem até te pedir um valor a mais do que para um local, mas uma vez acertado o preço, se você der notas a mais, eles vão te devolver e te ajudar!


Esta é a maior nota atualmente em circulação. Em um dos lados da cédula, os 4 zeros já aparecem cortados.
A mesquita de Qom é o destaque desta cédula.

A tumba do poeta Saadi (localizada na cidade de Shiraz) aparece na nota de 100.000 rials.
Os poetas persas são grande razão de orgulho para os iranianos.

A nota de 50.000 rials enaltece o nome "Golfo Pérsico", que tem sido polêmica no mundo, já que os árabes chamam o mesmo golfo de "Golfo Arábico". Houve um período que a Google retirou o nome persa, gerando muito descontentamento entre os iranianos. Hoje a empresa mantêm os 2 nomes no aplicativo Google Maps.

A nota de 20.000 rials destaca a praça de Esfahan.

A nota de 10.000 rials destaca o monte Damavand, o maior pico do Oriente Médio.

As moedas iranianas quase não valem nada.
São mais usadas para pagar ônibus/ metrô, evitando a demora no troco.

A nota de 1.000.000 de rials saiu de circulação. Esta foto foi tirada em julho de 2010.


19 de outubro de 2013

Roteiro de 5 dias no Irã



Caso você não disponha de mais tempo, segue abaixo a minha sugestão de itinerário para o Irã para fazer "milagres" em apenas 5 dias.
Advirto que para fazer 3 cidades neste tempo o ritmo será bem cansativo.


Chegando por Teerã

A maioria dos vôos internacionais chega ao Irã pela capital. É o caso dos vôos vindos pelas empresas aéreas Emirates, Qatar, Lusthansa. Assim, este primeiro roteiro contempla a capital com apenas 1 dia para ela, já que as grandes atrações estão em outras cidades.

1o dia: city tour em Teerã. Visita ao Golestan Palace (palácios da época dos Qajars), Grand bazar, museu da cerâmica. Almoço do Gol-e Razaie Restaurant (quase em frente ao museu da cerâmica) e no período da tarde o museu das jóias. Todas estas atrações ficam a uma distância razoável e pode-se fazer a pé. Vôo noturno para Yazd*.

2o dia: city tour em Yazd. Visita ao Templo Zoroastra, às torres do silêncio (dependendo da temperatura, vale subir a montanha), a mesquita Masjed-e Jameh (observe os maravilhosos mosaicos!), e a cidade antiga, perdendo-se nos labirintos de Yazd. Pernoite no Caravanserai Zein-o Din.
Dica: Em Yazd vale a pena contratar um guia!

3o dia: Contrate um guia/ motorista para levá-lo de carro de Yazd para Esfahan, parando na pequena cidade de Meybod para ver o castelo Narin, a casa de gelo e o caravanserai em frente. Caso prefira evitar as 4 horas de carro entre as cidades, opte por um vôo doméstico. Caso tenha pouco orçamento, opte pelo trajeto de ônibus. Em ambas estas 2 opções, você estará perdendo a atração de Meybod. Pernoite em Esfahan (se tiver orçamento, fique no Abbasi Hotel ou passe lá no fim de tarde para tomar um chá no maravilhoso jardim).

4o dia: City tour em Esfahan. Visita ao bairro cristão/ Armênio e a catedral Vank (Kelisa-ye Vank). Passeio pelo parque Bagh- Shahid Rajai, visitando os palácios Kakh-e Hasht Behesht e Kakh-e Chehel Sotun. Caminhada pelas famosas pontes de Esfahan no fim da tarde, para belas fotos no entardecer e ao escurecer (a iluminação noturna é belíssima).

5o dia: Reserve o dia para a praça Imam Square ( Naqsh-e Jahan), visitando a mesquita principal (Masjed-e Shah), a mesquita das mulheres (Masjed-e Sheikh Lotfollah) e o palácio Ali Qapu. Além disso, o bazar no entorno da praça é o local ideal para as compras de fim de viagem. Siga o som dos artesões e observe-os talhando as lindas peças. Vôo de retorno a Teerã.

*Caso o seu interesse seja por sítios históricos importantes, como Persépolis que é patrimônio da humanidade pela UNESCO, opte por ir para Shiraz ao invés de Yazd. O roteiro para Shiraz você pode copiar da sugestão de roteiro abaixo.

Roteiro de 5 dias para o Irã (Teerã - Yazd - Esfahan - Teerã).
Trajeto pontilhado opcional.


Chegando por Shiraz

A Turquish Airlines opera para outras cidades do Irã, como Tabriz, Mashhad, Teerã e Shiraz. Optando-se por um roteiro sem a capital, minha sugestão é:

1o dia: city tour em Shiraz. Visita aos túmulos dos poetas Hafez e Saadi, ao jardim botânico (Bagh-e Eram), ao bazar e a fortaleza Arg-e Karim Khan. Pernoite em Shiraz.

2o dia: visita a Pasárgada, Nash-e  e Persépolis. Para este tour é necessário contratar motorista, pois os sítios arquelógicos ficam distantes da cidade (cerca de 1 hora). Também recomendo contratar um guia para que você não olhe um monte de pedras e colunas empilhadas/ esculpidas sem entender nadinha de nada. A explicação dos guias faz o passeio valer muito mais! Pernoite em Shiraz.

3o dia: Vôo matutino para Esfahan. Sugestão de visitas conforme roteiro acima.

4o dia: Esfahan.

5o dia: Esfahan e retorno de avião para Shiraz.

* se quiser fazer ainda Yazd neste roteiro, lembre-se que a viagem ficará muito muito corrida, mas é possível. Corte o city tour em Shiraz no 1o dia, vá direto a Persépolis de carro, contratando o motorista para deixá-lo em Yazd. Depois fique 2 dias em Yazd e 2 em Esfahan, fazendo os trechos de avião para não perder tempo em solo.


16 de outubro de 2013

Roteiro de 10 dias para o Irã


Este é o roteiro que considero "básico" para o Irã. Neste estão as principais cidades turísticas do país e o tempo é bastante adequado para visitá-las.

1º dia - TEERÃ - Visita ao Golestan Palace e ao Grand Bazar no período matutino. No período da tarde visita ao museu das jóias.
2º dia - TEERÃ - Visita ao Palácio Sa'd Abad (moradia de verão do último Xá) e passeio no teleférico de Tochal (parte norte de Teerã).
3º dia - TEERÃ - SHIRAZ - Vôo para Shiraz. Visita à Fortaleza Arg-E-Karin, às tumbas dos poetas Hafez e Sa´di, ao Jardim Botânico e ao bazar.
4º dia - SHIRAZ - PERSÉPOLIS - PASÁRGADA - YAZD - Visita à Persépolis, Necrópolis (Naqsh-e Rustam) e à Pasárgada. Pernoite em Yazd.
5º dia - YAZD - City tour na cidade antiga e à mesquita.
6º dia - YAZD - Visita aos arredores de Yazd com guia que tenha carro.
7º dia - YAZD - MEYBOD - ESFAHAN - Trajeto para Esfahan de carro, parando em Meybod para visitar as atrações da pequena cidade, como a casa de gelo, o caravanserai, e o Castelo Narin. Pernoite em Esfahan.
8º dia - ESFAHAN - Visita à Grande Mesquita e ao bairro Armênio com suas igrejas. Pernoite em Esfahan.
9º dia - ESFAHAN (C) - Visita à Praça Iman. Pernoite em Esfahan.

10º dia - ESFAHAN - KASHAN - TEERÃ - Trajeto de carro com parada em Kashan para visita às casas tradicionais e se der tempo, à cidade subterrânea de Nushabad. Retorno a Teerã.

Roteiro "básico" para visitar o Irã.

Para outras informações específicas de turismo no Irã, acesse:

http://www.coordenadaxy.com/2012/03/turismo-no-ira.html
http://www.coordenadaxy.com/2013/04/mais-dicas-de-viagem-para-o-ira.html

12 de outubro de 2013

Roteiros Turísticos para o Irã


Decidir o roteiro para um país tão distante e tão pouco conhecido não é uma tarefa fácil.
Coloquei então abaixo uma lista de cidades sugestivas, classificados de forma diversa, para o viajante começar a se familiarizar com os nomes e com o que irá encontra.

  • Cidades turísticas mais famosas (Must see!): Esfahan, Shiraz (Persépolis) e Yazd.
  • Arquitetura Persa (casas tradicionais): Kashan
  • Compras: Esfahan (onde você encontra artesanatos do país inteiro) e Hamadan (a "capital" da cerâmica).
  • Deserto: Kerman e Yazd.
  • Metrópole: Teerã (cerca de 14 milhões de habitantes).
  • Natureza exuberante: Qeshm (ilha no Golfo Pérsico)
  • Turismo religioso (grandes mesquitas): Mashhad e Qom.
  • Popular entre iranianos: Kish - a "mini Dubai" iraniana (ilha no Golfo Pérsico).
  • Vilarejos típicos: Kandovan (nas proximidades de Tabriz), Abiyaneh (nas proximidades de Kashan, entre Esfahan e Teerã) e Masuleh (na região do mar Cáspio).


Vir ao Irã com pouco tempo é um pena, pois o país oferece uma diversidade para qualquer viajante se ocupar por meses. Faça um esforço para que suas férias na Pérsia tenham pelo menos 10 dias. Você não irá se arrepender!

O Irã é um país belo e seguro para se viajar, apesar de seus vizinhos Afeganistão, Iraque e Paquistão permanecerem em conflitos internos há anos.


Capítulo introdutório do guia Lonely Planet (gratuito): baixe aqui!

Dicas de viagem para o Irã - clique aqui!



5 de outubro de 2013

Restaurantes vegetarianos no Irã


Para complementar a postagem que já escrevi sobre o assunto Vegetarianismo no Irã, segue abaixo uma lista de restaurantes oficialmente vegetarianos em Teerã. Fora da capital, não conheço sequer um estabelecimento com foco 100% vegetariano.
No entanto, pizzarias e restaurantes italianos pelo país sempre tem no menu uma opção sem carnes (geralmente com pimentões, tomates, e muito cogumelo - paixão nacional). Com sorte o viajante pode encontrar algum dos poucos pratos iranianos sem carnes em algum restaurante tradicional (veja a postagem já citada!). Ter um guia turístico ao longo da viagem ajuda neste grande desafio de evitar carnes neste país tão carnívoro.


"O vegetarianismo está crescendo em popularidade entre as pessoas mais intelectuais de Teerã e culminou na criação da Sociedade Iraniana de Vegetarianos - Iranian Society of Vegetarians (www.iranvegetarians.com). Mas para a maioria dos iranianos, vegetarianismo continua a ser um conceito estrangeiro."
Fonte: Lonely Planet Iran 2012

Restaurantes Vegetarianos em Teerã:


Coffee Shop & Vegie Restaurant of Iranian Artists Forum
Website: http://www.govinda-veg.ir/
Park-e Honar Mandan, Baroroushan St, off Iranshahr Ave.
Tel: 8830 3266
Restaurante 100% vegetariano junto ao Forum dos Artistas Iranianos, onde sempre há alguma exposição acontecendo.O restaurante fica no próprio parque (Park-e Honar Mandan) e serve pratos típicos iranianos, como os famosos cozidos ("khoresht").

Ananda Vegetarian Restaurant and Coffee Shop
South Ekhtiyarieh St., off 10th Behestan St., off Pasdaran St.
Tel.: 2255 6767
Restaurante também associado ao Iranian Society of Vegetarians, garante que não haverá resquícios de carne em qualquer dos pratos servidos.

Pasta Charmy's
Website: http://www.charmizpasta.com/
2 Alborz St., off Hafez St.
Tel: 6646 0839


Dicas emergenciais aos vegetarianos:

Dica 1: o café da manhã iraniano é normalmente bem vegetariano. Raramente são visto presuntos, até porque estes são caros (para o médio iraniano) e não são feitos de carne de porco (proibido pelo islã): são normalmente de frango. Aproveite para fazer uma bela refeição com pães, ovos, queijos, tomate, pepino e geleias (normalmente de cenoura). Com sorte seu hotel ainda oferecerá alguma fruta no café da manhã, mas isso é bem raro.

Dica 2: o Irã é o paraíso das nozes e frutas secas. Tenha sempre a mão: castanhas, pistaches, tâmaras, damascos e figos (entre MUITAS outras variedades) para beliscar. Não há melhores que as do Irã e são muito baratos!

Dica 3: se você chegou em uma vila e só encontrou kebaberias (fato não difícil de acontecer em pequenas cidades), acalme-se. Peça uma salada (tipos: salade shirazi, salade fasel, salade marzus), um iogurte (most) e um arroz (berenj) ou pão (nun). Conforme-se com este almoço leve e alegre-se por serem itens que quase 100% das kebaberias oferecem.

Dica 4: muitos bazares (mercados) possuem lanchonetes que fazem sanduiches de falafel. Não é comida típica iraniana e estes locais nem sempre são dos mais limpinhos, mas pode quebrar um galho e ser até saboroso. Eu já comi, gostei e não morri. ;-)

Dica 5: toda cidade (que não seja uma vila) tem fast-food com pizzas. Iranianos adoram pizza! Neste locais é muito comum encontrar pizzas vegetarianas, com grande foco em cogumelos.


Lanchonete no Bazar de Tajrish (Teerã) especializado em falafel.

Related Posts with Thumbnails