28 de julho de 2012

Torre Milad: uma das maiores torres do mundo!


Uma das primeiras imagens que um estrangeiro vê ao chegar no Irã é a torre Milad inaugurada em 2009. Imponente com seus 435 metros de altura e particularmente muito bonita com sua iluminação noturna, não tem como não ser notada. Nos últimos 2 anos, com a construção de outras 2 torres enormes na China e no Japão, a Milad Tower perdeu posições e hoje é a sexta maior torre do mundo. Ainda considerável, pleiteia o primeiro lugar no que diz respeito ao maior restaurante giratório do mundo com capacidade para 300 pessoas a 276 metros de altura. No entanto, almoçar ou jantar neste local não sai por menos que 100 dólares por pessoa (e isso sem um pingo de álcool obviamente!).

Além da bela estrutura e do restaurante giratório, o complexo conta ainda com galeria de arte, cinema, salas para conferências com diversas capacidades (66, 100, 110 e 196 pessoas) e um teatro de 2 andares com capacidade para 1700 pessoas.

Para visitar a torre é bastante fácil. O estacionamento custa apenas 3.000 tomans (ou 30.000 rials, aproximadamente 2 dólares) e para subir até o open observation deck (7o andar a 280 metros) são mais 9.000 Tomans por pessoa. O preço é bastante razoável e é possível divertir-se por algumas horas no local com uma das vistas mais incríveis da capital Teerã. Para os que não podem ou não querem gastar absurdos no restaurante giratório, há uma lanchonete e um restaurante servindo massas e sorvetes por preços normais no térreo da torre, logo ao lado da lojinha de artesanatos. ;-)



Vista da parte Norte de Teerã com a cadeia de montanhas Alborz ao fundo.

Vista para a parte Sudeste de Teerã

Teerã também tem "tesourinhas" como Brasília.

Sombra da torre.




Miniaturas das torres "concorrentes".
Torre Milad.




As sete maiores torres do planeta.
A torre de Teerã aparece em 6a colocada.
Fonte: Wikipedia



21 de julho de 2012

Em algum lugar perto de Teerã



Há pouco mais de uma hora de carro de Teerã, é possível fugir da grande capital e desfrutar de paisagens totalmente diferentes.
Para chegar a este local chamado Lar Valley, é prudente que o passeio seja feito com um carro 4x4. A estrada passa por diversos rios rasos e por ela há pedras e valas.
Pastoreiros e suas ovelhas estão por todos os lados. Têm suas barracas armadas em meio às montanhas, pelo vales que sempre proveem um rio de água potável. Gramados extensos com flores coloridas e picos que parecem que saíram do filme Senhor dos Anéis. Sempre a vista, o monte Damavand completa o cenário. 
Para quem gosta de piqueniques e camping um prato cheio já que no Irã não há qualquer restrição para este tipo de atividade.
Dentre tantas surpresas escondidas há ainda um lago de água extremamente fria que borbulha soltando gás sulfúrico. Lindo e fedido.  


Para passar pelos diversos rios pelo caminho é recomendável carros 4x4.

Local para camping e piquenique.

Pastoreiros moram no meio desta linda paisagem colorida.

Vários ciclistas fazem seus treinos por aqui.

Lago de água e gás sulfúrico.

Cenário de filmes.

Lago da barragem de água doce.

Fazendas de mel.

Pastoreiros são ajudados por cães.

14 de julho de 2012

O que você deve ou não deve fazer no Irã



Deve:


  • Vestir-se conforme os costumes locais, especialmente quando você estiver em vilarejos e desacompanhada de um grupo de turismo.


  • Tirar os sapatos quando entrar nas mesquitas ou em áreas com tapetes nas casas. Nestes casos é adequado estar com uma meia.


  • Trazer sempre um pequeno presente quando convidado para jantar. Flores ou doces são sempre adequados. Insista na entrega do presente caso o anfitrião não aceite. É um costume iraniano repetir este tipo de ritual por 2 ou 3 vezes (negar e você insistir até finalmente o presente ser entregue).


  • Elogiar a casa, a comida e a hospitalidade dos anfitriões, mas nunca elogiar objetos da família, pois eles se sentirão na obrigação de oferecê-lo a você como presente.


  • Ter o endereço do seu hotel ou destino escrito em farsi (muitos taxistas não falam ou lêem outra língua).



Não deve:


  • Discutir política, religião, direitos das mulheres, e outras questões controversas, exceto se você estiver na companhia de amigos e pessoas conhecidas.


  • Estender a mão para cumprimentar o sexo oposto. Pessoas estranhas não se tocam normalmente, a não ser que seja uma pessoa mais ocidentalizada e que tomará a iniciativa para o cumprimento de mãos. Casais podem apenas andar de mãos dadas, mas nunca se beijam em público. Homens e mulheres normalmente dão 3 beijos no rosto quando se encontram (mulheres beijam mulheres e homens beijam homens).


  • Mostrar indignação quando vistoriado fisicamente por oficiais do aeroporto.


  • Fazer sinal de positivo / mostra o polegar. Este gesto é ofensivo, comparável com mostrar o dedo do meio na nossa cultura.


  • Beber bebidas alcoólicas obtidas no mercado negro. Estas podem ser perigosas para sua saúde.



Sinal de positivo é ofensivo no Irã. Evite-o.


7 de julho de 2012

Vegetarianismo no Irã - o que procurar na culinária persa


Ser vegetariano no Irã não é coisa fácil, especialmente se depender dos restaurantes comuns fora de Teerã. A base de quase todos os restaurantes iranianos é o kebab, com variantes nos diversos tipos de carnes existentes: carneiro, gado, frango, peixe. Eu que não sou vegetariana fico muitas vezes entediada com a falta de criatividade. Quando estive no Irã a turismo por 15 dias (antes de vir morar), tive a impressão que a culinária persa resumia-se a meia dúzia de pratos e todos de carne. Um grande engano.

Iranianos saem de casa para comer aquilo que não fazem em suas residências: churrasco. "Faz muita fumaça", alguns tentam me explicar. Em suas casas, os pratos são normalmente cozidos, com ou sem carne, e sempre com muitos legumes (berinjela, lentilha, grão de bico, tomate, cebola) e especiarias. Lamentavelmente a comida das casas dificilmente é encontrada nos restaurantes.

Perguntei aos poucos vegetarianos que conheci aqui no Irã o que comem quando viajam e vão a restaurantes: confirmam que não é fácil achar pratos sem carne e quando não há mesmo opções, ficam nas saladas mistas, iogurte e pão. E nem adianta tentar explicar para o garçom que você aceitaria um prato simples de legumes refogados: eles não sabem ser criativos e apontam apenas para o menu. O próprio conceito de ser vegetariano é complicado para os iranianos. Eles não entendem. Acham que peixe não é carne, e que basta você separar as carnes dos cozidos no seu prato mesmo, não importando que tudo foi cozido junto.

Iogurte natural é um item quase indispensável na culinária persa, especialmente com as entradas, e super adequado para ajudar vegetarianos. Há os puros, temperados com ervas, com pepinos, com berinjela. As opções são muitas. Há também as bebidas de iogurte: uma água branca e salgada, podendo vir inclusive com gás e menta. Bebem principalmente com as refeições e seu nome é Doogh (em português pronuncia-se "dur").

Dentre os poucos pratos vegetarianos que conheci e adoro no Irã estão: o kashk-e badenjam e o mirza ghasemi. Ambos são feitos com berinjela; o primeiro com cor esverdeada tem como gosto predominante a menta, e o segundo de cor vermelha, é a base de ovos e tomate. Estes pratos normalmente são servidos com pão como aperitivo, mas caem muito bem como prato principal, leve e saboroso.

Para os que apreciam cozinhar, deixo aqui a receita de ambos:

Kashk-e Badenjam

O aspecto não é dos mais bonitos, mas é delicioso.
  • 8 berinjelas japonesas ou chinesas picadas  em cubos
  • 1 xícara de óleo
  • 3 cebolas grandes, descascadas e picadas
  • 6 dentes de alho, descascados e picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta preta fresca
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma (turmeric)
  • 3 colheres de sopa de menta seca em flocos
  • 1/2 colher de chá de melaço ou açúcar
  • 1/2 xícara de kashk (Este ingrediente é típico do oriente médio. Pode-se substituir por coalhada ou creme azedo) diluído com 1/2 xícara de água. Eu particularmente não faço questão deste ingrediente.
  • 1/4 colher de chá de açafrão diluído em uma colher de sopa de água quente.

Enfeite:
  • 1/4 de xícara de nozes torradas e picadas
  • 1/4 de xícara de tâmaras
  • 1/4 de xícara de folhas frescas de menta

Modo de preparo:

Aqueça 1/4 da xícara de óleo em um frigideira e frite as berinjelas pouco a pouco até que fiquem bem douradas. Acrescente mais óleo se necessário. Remova as berinjelas em um papel toalha e reserve.
Adicione mais óleo na frigideira e frite as cebolas e o alho até que fiquem dourados. Adicione o sal, pimenta, cúrcuma, menta em flocos e o açúcar. Adicione as berinjelas à frigideira juntamente com meia xícara de água. Cubra a frigideira e deixe cozinhar por 15 minutos até que as berinjelas fiquem bem macias. Depois com ajuda de uma colher, tente desmanchá-las ainda mais.
Pré-aqueça o forno em 180 C. Passe a berinjela da frigideira para um refratário e por cima jogue o kashk e o açafrão. Leve ao forno o prato por mais 15 minutos.
Sirva quente e decore com as nozes, tâmaras e menta fresca.

Mirza Ghasemi

Mirza Ghasemi (aperitivo vermelho) e 2 opções de iogurte com legumes e berinjela.

  • 2 berinjelas grandes com casca
  • 3 ou 4 tomates grandes, sem casca e picados *
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho, descaascados e finamente fatiados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta preta fresca
  • 1 colher de chá de cúrcuma (turmeric)

OVOS:
  • 2 dentes de alho, descascados e relados
  • 4 ovos batidos com 1/2 colher de café de sal

Enfeite:
  • pães torrados
  • 1 xícara de folhas de manjericão

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180 C.
Coloque as berinjelas inteiras no forno, apenas com pequenos furos na casca feitos com garfo para que elas não "explodam". Cozinhe elas por 60 minutos.
Retire as berinjelas do forno, descasque-as e pique em pequenos pedaços para que elas se desmanchem mais facilmente.
Aqueça 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e frite metade do alho. Adicione o sal, pimenta, cúrcuma, os tomates e as berinjelas e refogue de 5 a 10 minutos até que todo o excesso de água tenha sido absorvido.
Faça 4 furos na pasta e despeje 1/2 colher de chá de azeite e 1/4 da porção de alho relado em cada buraco. Distribua igualmente os ovos batidos em cada buraco e cozinhe em fogo baixo de 10 a 15 minutos até que os ovos fiquem firmes. Mexa gentilmente com uma colher de pau.
Decore e sirva quente com pão.

* algumas receitas adicionam extrato de tomate também para acentuar a cor vermelha.

Outras opções de pratos vegetarianos persas, porém mais raros de serem encontrados, são:


- Kookoo-e sabzi
- Naaz khatoon
- Nargesi esfenaaj
- Borani esfenaaj
- Kookoo-e baademjan
- Kookoo-e gol-e kalam



Nush-e Jan! / Bom apetite!



Related Posts with Thumbnails