18 de novembro de 2007

Roteiro de viagem - India

Muitas foram as opções para o roteiro INDIA, mas fizemos um planejamento parcial da sequência de cidades a serem visitadas, visando uma logística de possíveis cortes ao final.
  1. Londres / Inglaterra (chegada dia 23 e saida dia 26)
  2. Nova Delhi (chegada dia 27/11): capital da India
  3. Varanasi: cidade sagrada pelos Hindus, onde as pessoas se banham no rio Ganges e também cremam seus mortos a beira do mesmo.
  4. Khajuraho: Pequena cidade com templos muito famosos, também sagrados pelos Hindus e curiosamente todo esculpido com figuras eróticas.
  5. Agra: local onde encontra-se o famoso Taj Mahal. Ponto obrigatório de passagem, mas que eu até já enjoei de tanto ver em revistas e jornais.
  6. Jaipur: conhecida como a cidade rosa. Em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor, para a visita do príncipe de Gales. Desde entao a cidade é regularmente pintada.
  7. Ajmer / Pushkar.
  8. Udaipur: conhecida como "a Veneza do Oriente" por sua belíssima arquitetura, cheia de palácios a beira de um lago.
  9. Mt Abu.
  10. Jodhpur: conhecida como a cidade "azul", pois suas casas são todas pintadas desta cor (uma loja de tintas não deve fazer muito sucesso por lá...).
  11. Jaisalmer: visita ao deserto da India, possivelmente faremos uma expedição de camelos dormindo em tendas.
  12. Amritsar: principal cidade da religião Sikh, localizada ao norte do país, possui lindas construções como o famoso Golden Temple.
  13. Rishikesh: cidade conhecida como a capital da Yoga. Vamos tentar ficar em algum Ashram por lá (ver explicação no texto de 05 de outubro).
Como pode ser visto, o foco da viagem é o norte da India, pois o sul é mais parecido com o Brasil: clima tropical, praias, coqueiros, e colonização portuguesa/ católica.
Já no norte, encontraremos os maiores contrastes com a vida ocidental, em qualquer aspecto imaginável (seja cultural, climático, religioso, etc).

Existem ainda outras cidades interessantes entre cada local citado acima, mas que possivelmente não teremos tempo para conhecer. Veremos...

17 de novembro de 2007

Filmes sobre a India

Em outubro comentei e recomendei alguns livros sobre a India.
Agora comento sobre filmes...
Abaixo segue relação de filmes sobre o tema, com comentários apenas nos filmes assistidos pelo Rafael ou por mim:
  • Gandhi (1982) - Um clássico. Conta a história da vida de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da India do domínio inglês. Além disso, também aborda um pouco a intolerência religiosa entre muçulmanos, siks e hindus. Tem que ver! :-D
  • ASOKA (ÍNDIA, 2001) - Trata sobre a expansão do Budismo. Interessante, mas triste.
  • Um casamento à indiana (Monsoon Wedding - ÍNDIA, 2001 - 119 minutos). - Muito legal e divertido. Parece com o estilo do filme "Casamento Grego".

  • Sob a Luz da América (American Daylight - 2004 - 98 minutos) - Muito bom para conhecer a India atual. Com muitas imagens de Nova Delhi e da vida cotidiana indiana!
  • O Tigre de Bengala (Der Tiger von Eschnapur - 1959)- este filme é horrivel, velho e "forçado". E ainda por cima, depois de 1 hora e meia de tortura, o filme acaba sem final, recomendando assistir o filme 2! ARGH!
  • Nascidos em Bordéis (Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids - 2004) - Documentário sobre a condição de vida das crianças filhas de prostitutas da cidade de Calcutá. A diretora do filme tenta ensinar as crianças uma vida diferente através da fotografia. Comovente!
  • Entre Dois Mundos (Partition, 2007)
  • Rainha Bandida (Phoolan Devi, Índia, 1994)
  • A Cidade da Esperança (The City of Joy, 1992)
  • Missão Comédia (Looking For Comedy in the Muslim World, 2005)
  • 007 Octopussy (Octopussy, EUA, 1982)
  • Provoked (Provoked: A True Story, 2006)
Related Posts with Thumbnails