Assunto sério no Irã é o cuidado que o país tem com seus jardins, parques e árvores.
Derrubar uma árvore é crime e para não pagar multas altas, deve-se requerer autorização prévia das autoridades para cortá-las. Por isso, não é difícil encontrar ruas asfaltadas com árvores enormes crescendo no meio da pista. Alguns casos chegam ao fanatismo: ruas que só passam carros de pequeno porte porque uma árvore no caminho "engordou" demais o tronco...
As árvores, especialmente os plátanos (majoritariamente plantados na época do Xá), salvam o transeunte do calor extremo do verão. Além disso, embelezam a cidade, escondendo as enormes construções, muitas de gosto duvidoso, que se espalham de forma desenfreada pela capital.
Gosto das ruas de Teerã particularmente na primavera e no outono. A primeira com o verde ainda novo e brilhante, e a segunda com a força dos diversos tons de laranjas e amarelo.
Para manter esta floresta plantada pelo homem, as montanhas no norte de Teerã fazem o papel de grande "estoque de água" para sua irrigação. No inverno os picos da cadeia de montanha Alborz, de 2 a 4 mil metros de altura, se "abastecem" com neve. No verão a água do degelo é levada pelos milhares de quilômetros de canais construídos de forma engenhosa pelo homem: o declive da cidade proporciona o transporte natural da água pela força da gravidade. Canais idênticos e com a mesma função encontrei em Mendoza, na Argentina.
O Irã não é exemplo de ordem social e tem muito ainda a evoluir em termos de leis a serem respeitadas (especialmente em relação ao trânsito - leia aqui), mas é certo que algumas questões parecem estar mais avançadas, como estas das árvores. Quem deixaria de cortar uma árvores no Brasil com medo da multa?
Estradas são "divididas" por árvores. |
Prédio recém construído aguarda liberação há semanas para cortar 2 árvores que ficaram bem em frente ao portão da garagem. |
Olá,
ResponderExcluirEu e minha esposa estamos apaixonados pelo seu blog, neste ano estivemos na Turquia e na China, 08 dias na Turquia e 18 na China. A viagem foi linda e nosso filhote de 8 anos ficou luco. Agora lendo seu blog estamos completamente apaixonados pelo Ira, irei continuar pesquisando tudo sobre este pais, pois tenho quase a certeza que será nosso próximo destino.
Continue a postar tudo sobre o Ira, pois esse pais tem que ser divulgado e o nosso povo deve aprender um pouco a nao ter preconceito .
Logo iremos fazer umas perguntas, sobre o Ira, kkkkkk sem preconceito, mais com receio. Kkkkk
Olá Guilherme
ExcluirQue bom que o blog está inspirando viajantes brasileiros a virem ao Irã.
Atesto que 100% dos turistas que vem ao Irã se surpreendem positivamente, mesmo quando estão bem informados sobre o país. É uma viagem inesquecível e que destrói os mais fortes preconceitos.
Abraço!