19 de novembro de 2014

Comediantes ajudam a propagar preconceito...


Depois de receber dúzias de piadas engraçadinhas mas totalmente equivocadas, vou manifestar minha frustração com os comediantes pouco informados em política externa.
Abaixo mostro alguns exemplos divertidos, mas ERRADOS com relação ao Irã.


Esta foto-piada circulou na mídia na época da copa. A galera aí pode ser de diversos países do Oriente Médio, mas dificilmente do Irã. Estes lenços quadriculados vermelhos são mais comuns na Arábia Saudita e o lenço quadriculado preto é comum na Palestina/ Líbano (tudo de países árabes). Outra questão é que nunca vi ninguém armado no Irã. Porte de arma é proibido. 

Bom, esta piada mesmo tá completamente "fora do mapa". A burca é vestimenta usada no Afeganistão!
Helloooooo: ninguém usa burca no Irã!
Além disso, as mulheres podem dirigir no Irã! A proibição é coisa da Arábia Saudita!


Os comediantes do Porta dos Fundos são muitos bons, mas eles insistem em usar todos os esteriótipos do Oriente Médio com o rótulo de Irã. A vestimenta estilo nikab (a que só aparecem os olhos) e o tipo burca (que não aparece nadinha do rosto), não são usados no Irã!! Mesmo as iranianas mais religiosas e que usam o chador, sempre tem suas faces a mostra.


Este vídeo abaixo é um pouco mais longo. O Irã é citado a partir do minuto 6:40.


Novamente, os caras aqui caracterizaram o "iraniano" como árabe. Ninguém se veste assim no Irã. E ninguém fala as palavras habib, sheik, etc que são da língua árabe. ;-)


Related Posts with Thumbnails