2 de fevereiro de 2013

Kandovan - a capadócia da Pérsia



Não há dúvidas que a Turquia sabe vender bem o seu peixe quando o assunto é turismo.
Hotéis de luxo, pacotes com guias em português, passeios de balão pela Capadócia turca. E agora até uma novela da Globo promove gratuitamente o turismo por lá. Bacana e prático para os que querem um turismo sem complicação.

Infelizmente o Irã não possui todas estas maravilhas em estrutura e ainda conta com o preconceito da população mundial. Porém, para quem quiser ver algo bem original, convido os leitores para uma visita à Capadócia Iraniana: Kandovan. Digo original, pois nestas cavernas ainda vivem famílias e você poderá andar pela vila vendo como gerações há centenas de anos vivem por lá e como provavelmente era a Capadócia Turca antes (hoje, na Turquia, os antigos moradores já não vivem nestas cavernas). Escadas muito ingrimes ligam as casas umas às outras. É preciso ter um bom preparo para andar por toda a vila. Admirei-me ao ver pequenas crianças, ainda aprendendo a andar, subindo e descendo a ribanceira sozinhas. Imaginei ainda como deve ser no inverno, com neve e gelo por todas as escadas... Um perigo de morte evidente para as pessoas mais idosas, mas que não parecia ser obstáculo nenhum na vida cotidiana da vila. Não há praticamente corrimão.

Muitas cavernas também são lojinhas de artesanato e até casas de chá. Não é difícil encontrar um morador que o convide para ver sua casa/ caverna por dentro também. Há ainda cavernas que abrigam os animais dos moradores: cabras e burricos passam suas noites protegidos do calor e do frio externo, e também dos animais selvagens da região. Passando por estas cavernas específicas, o odor não é dos mais agradáveis.

Pouco antes de chegar a Kandovan, o viajante poderá notar a esquerda da estrada um condomínio ainda sem casas e com aparência de abandonado. Esta foi (ou será?) uma tentativa do governo de tirar as famílias das cavernas e colocá-las em casas tradicionais para tornar o lugar algo mais parecido com a Capadócia turca. Porém, as famílias já se uniram contra esta "reforma" em suas vidas. Querem ficar nas cavernas!

Kandovan não tem passeio de balão, mas dispõe de um dos hotéis mais interessantes do Irã: um hotel feito em um conjunto de cavernas da pequena vila. Quando convidei minhas amigas para viajarmos e dormirmos na caverna, a expressão delas não era das mais felizes. No entanto, que bela surpresa todas nós tivemos, com uma caverna privativa, bem equipada, com uma cama de casal, duas de solteiro, uma pequena cozinha, sala com TV e banheiro com jacuzzi. O restaurante ficava em outra caverna, subindo alguns lances de escada por fora da montanha. O hotel dispõe de poucos quartos, mas planeja uma ampliação. Para garantir um quarto em um final de semana, é fundamental uma reserva antecipada. Estrangeiros são poucos, mas os próprios iranianos valorizam muito este turismo exótico ao passado.

A Capadócia iraniana fica ao sul de Tabriz, a uma hora de carro. Para chegar lá, o viajante passa pela cidade de Osku, onde recomendo uma visita a fábrica de lenços de seda. Esta fábrica não é preparada para visitas turísticas e a "linha de produção" é bastante artesanal, para não dizer caótica. No entanto, todos que ali trabalham recebem bem o viajante curioso e ansioso por umas comprinhas. Os lenços desta fábrica são para exportação e só é possível adquiri-los no Irã diretamente na fábrica. Lojas de lenços em Teerã vendem praticamente tudo "made in China". As sedas iranianas não conseguem competir no mercado interno com os produtos chineses.



Vista da cidade de Kandovan


Kandovan Laleh Rocky Hotel


Fábrica de lenços de seda na cidade de Osku. Após serem pintados e lavados, são deixados no sol para secar.

Depois os lenços são dobrados e passados.

6 comentários:

  1. Dae Carol... Estou curtindo tudo que você escreve no blog aqui em Ituporanga/SC. Muito bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi primo! Legal saber que as notícias daqui estão chegando em Ituporanga!
      Beijo!
      Carol

      Excluir
  2. EXcelentes postagens,mostra um ângulo totalmente novo sobre a fantástica civilização persa e sobre o Irã atual,que infelizmente muita gente ainda alimenta preconceitos...Continue assim,suas postagens são enriquecedoras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elisvelton. Comentários assim me motivam a escrever cada vez mais sobre o Irã.

      Excluir
  3. Oi, Caroline
    Eu e meu marido estamos pensando no Irã como destino há muito tempo e queremos colocar em prática a viagem. Seu blog é uma fonte incrível de informações! Kandovan, por exemplo, tinha me deixado intrigada, mas adorei saber mais detalhes por aqui.
    Um abraço e continue o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emília.
      Obrigada pela sua mensagem.
      Neste sábado publicarei dicas de restaurantes em Teerã. Caso venhas para o Irã, não deixe de ir em um dos que recomendarei.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails