25 de julho de 2010

Primeiras impressoes do Ira

Após 7 horas e meia de fuso e dias de insônia noturna e sono diurno, aqui estou para passar minhas primeiras impressões.
O Irã surpreende: as cidades são limpas e as pessoas muito simpáticas. Como na Índia (porém em menor proporção), as pessoas adoram os estrangeiros e querem tirar fotos comigo. Acham que sou artista. É engraçado e aproveitamos para tirar também muitas fotos com os grupos que nos abordam. Aqui especialmente as mulheres querem conversar e tirar fotos comigo. Os homens não chegam muito e quando o fazem normalmente só conversam com os meninos.
O grande impacto foi a chegada: já no avião todas as mulheres pouco antes do avião pousar, começaram a se "transformar". Os véus foram sendo colocados e eu também entrei nessa. Senti-me perdendo um pouco da minha identidade... Isso foi muito louco de ver nas ruas. Todas as mulheres de lenço e a maior parte com o "chador": aquela roupinha em homenagem ao Batman (preto dos pés a cabeça). Não teria maiores problemas com isso no dia a dia não fosse o calor de mais de 40 graus. É torturante o uso de um cachecol ao redor da cabeça e do pescoço, somado ao fato que você esta de calças e mangas compridas.
Vou levando o dia a dia assim: lutando contra o calor, mas aproveitando muito este país que está surpreendendo.
Depois conto sobre as cidades e os detalhes surpreendentes.

15 de julho de 2010

Mapa do Irã e principais cidades


Caso eu não volte, procurem o corpo em uma destas cidades: Tehran (Teerã), Mashhad, Esfahan (alguem leu o livro O FÍSICO? É nesta cidade que a história acontece), Yazd, Shiraz e Persépolis. Por estas cidades estarei circulando nas próximas 2 semanas.

Gente: é brincadeira, viu? Mas que a galera apavora quando eu digo que estou indo para o Irã, não é pouca coisa não! Vai ser como quando fui para a India: antes de ir ninguem nem se imaginava lá, mas depois ficou todo mundo com vontade de fazer o mesmo. ;-)
Vamos quebrar outro paradigma! (...ou não)
.

12 de julho de 2010

Preparativos para o Irã


Do que pesquisei sobre o Irã, algumas peculiaridades e advertências chamaram-me a atenção, outras eu até já sabia a partir do que conheci sobre o islamismo na India:
.
Povo e língua: É uma ofensa para o iranianos confundi-los ou chamá-los de árabes. Iranianos são persas e não árabes. Tanto é assim que o país não fala Árabe e sim Farsi.
Religião: a maioria da população é muçulmana xiita (quase 90%). A maioria dos muçulmanos do planeta é sunita. Curiosamente a constituição iraniana reconhece três minorias religiosas: os zoroastrianos, os cristãos e os judeus. Não é bastante curioso este último?
Culinária: os iranianos preferem chá a café. Inclusive as casas de chá são atrações turísticas imperdíveis neste país. Arroz e pão são presença constante nos pratos, e as carnes mais comuns são a ovelha e o carneiro. Carne de porco não é consumida devido à religião islâmica.
Bebidas alcóolicas: proibidas devido à religião.
Roupas: As mulheres devem usar roupas folgadas, que não marquem o corpo, sendo que apenas as mãos, os pés e o rosto podem estar a mostra. A parte de cima do vestuário deve ser comprida suficiente para cobrir o bumbum. O lenço sobre a cabeça é obrigatório, mesmo para as estrangeiras. A ausência do véu pode resultar em pena de algumas chibatadas; no entanto estrangeiras são orientadas de maneira cordial caso algo esteja incorreto no vestuário. Os homens podem usar camisetas de mangas curtas (evite regata), mas também não podem usar bermudas.
Tensão elétrica: 220 volts, 50 hertz. Os plugues são do tipo 2 pinos redondos.
Moeda local: É chamado iraniano Rial (IR). As notas são no valor de IR 20,000, 10,000, 5000, 2000, 1000, 500, 200 and 100. As moedas estão nas denominações de IR 500, 250, 100, 50, 20, 10 e 5. A grande "pegadinha" é que a negociação é feita em Toman e 1 Toman = 10 IR.
Cartão de crédito: não funciona!!!!!!!!!!!!! Só cash (então leve muito dim dim)!
Dias úteis e finais de semana: O final de semana no Irã é na quinta e sexta-feira!

4 de julho de 2010

Programa sobre o Irã

AVISO: os vídeos anexados nesta postagem saíram do ar no YouTube! Desculpem o inconveniente, mas deixarei os link ainda aqui no blog para o caso de voltarem a funcionar.


Fazendo algumas pesquisas sobre o Irã na internet, descobri um programa muito bacana da Multishow sobre viagens em países incomuns. O nome é sugestivo: "Não conta lá em casa". Por que será? ;-)
Existem 3 episódios sobre o Irã e compartilho aqui no blog os vídeos. Infelizmente como o Youtube só permite até 10 minutos de exibição, os episódios com pouco mais de 20 minutos cada estão divididos em 3 "mini-vídeos".
.
Segue o capítulo 1 deste documentário:

.
.
.
Capítulo 2:
.
.
.
.
Capítulo 3:
.

.
.

.
Related Posts with Thumbnails