18 de janeiro de 2010

Fim da Viagem

De Aracaju peguei um vôo para Floripa e o Rafael seguiu viagem de carro para Brasília.

Data de início da viagem: 19/12/2009.
Data de fim da viagem: 10/01/2010.

Mais de 4 mil quilômetros percorridos. O Rafael teve um saldo ainda maior por ter percorrido Aracaju - Brasília: mais 1600 quilômetros.




Exibir mapa ampliado

Cânion do Rio São Francisco


De Aracaju é possível pegar uma excursão para o interior de Sergipe para um passeio de catamarã pelos cânions do Rio São Francisco.
São 3 horas percorrendo o interior do Sergipe, uma região bastante castigada pela seca. O nosso guia falava com indignação da transposição do Rio São Francisco para outros estados do nordeste, quando nada seria feito pelo próprio estado que tem o rio na sua fronteira. De fato a seca é violenta nesta região e é possível ver os animais bebendo de poças barrentas para sobreviver. Triste...

O passeio começa logo perto da barragem da usina hidrelétrica do Xingó. De lá, o catamarã sai para um passeio de 3 horas: 1 hora navegando até chegar ao ponto principal de banhos, 1 hora para banhos e 1 hora de retorno.

A paisagem é muita linda e passamos por cânions impressionantes, com profundidade que chega a 80 metros segundo o guia.


Paredes de pedras acompanham dos dois lados o catamarã


Base flutuante de apoio para os banhos


Base flutuante com piscina de "rede" para quem não sabe nadar.


e para quem sabe nadar, muitos "espaguetes" a disposição.


Cânion principal para banho.

De Recife a Aracaju

De 02/01 a 07/01/2010

O litora mais exuberante, com certeza para mim, é o de Alagoas.
De Maragogi até Maceió é possível percorrer o litoral por uma estrada secundária com fazendas de cocos a beira mar. Este percurso é chamado de Rota Ecológica e ainda está bem preservado por ter partes em estrada de terrra e travessias de rios por balsas.
Nos ficamos uns dias em Maragogi, mas futuramente quero passar uns dias relaxando nas lindas e pequenas pousadas de São Miguel dos Milagres. Lugar excelente para relaxar e andar de bicicleta na areia da praia. Esqueça festas e agitos neste local.


Em uma das paradas que fizemos pela Rota Ecológica

Ao sul de Maceió, a praia que me encantou e que acredito que foi para mim a mais linda da viagem, foi a do Gunga! Esta praia é propriedade particular de um fazendeiro de cocos, mas é cheia de restaurantes. O agito é forte ao redor dos restaurantes, que possuem boa estrutura com chuveiros de água doce e banheiros. Porém o melhor é pegar a mochila e caminhar uns 300 metros para longe dos restaurantes e você já fica no sossego com sombra de coqueiros! Ótimo!



Mirante da Praia do Gunga



Praia do Gunga

De Alagoas pegamos a estrada para Sergipe, para então conhecer a capital Aracaju. Depois de percorrer tantos locais maravilhosos, as praias não eram aqui tão impressionantes. Apesar de uma coisa ser certa: não há lugar com praia com tamanha extensão de areia da estrada para o mar. Cerca de 400 metros segundo um amigo desta cidade. A pessoa chega casada para molhar o pé no mar.
Segundo mais de uma fonte, Aracaju possui o maior IDH do Nordeste Brasileiro. De fato a cidade é muito agradável, segura e com boa qualidade de vida aparentemente. Vimos muita gente andando de bicicleta como meio de transporte.

CULINÁRIA:


Camarão ao molho de coco
Local: praia de Maragogi - AL



Buchada de Bode. Vai encarar?
Local: Bodega do Sertão (Maceió - AL)



Aqui o Rafael relaxa! Esta foi a tigela de açaí mais caprichada que já vi na vida!
Local: na orla de Maceió.

8 de janeiro de 2010

Recife

Em Recife eu estive em novembro para participar de um congresso do setor elétrico, então nesta viagem "dispensamos" a parada.
Para deixar uma "palinha" do que vimos por lá, seguem algumas fotos.
Nos hospedamos em Olinda. Uma cidade mais tranquila para ficar e fora do agito, mas super próxima de Recife.


Artesanato


Casas tombadas em Olinda


Rafael entrando na dança do frevo e os bonecos do Carnaval de Olinda.


Castelo Brennand com Fernando e Rafael

Mais hits do Nordeste

Mais um sucesso por aqui no Nordeste (não sei se já chegou no Sul).
Não consegui descobrir a banda original que canta, pois pelo YouTube tem várias bandas "famosas" que regravaram.
Olhem só o clipe do "Hit" SAIA E BICICLETINHA.
Bom divertimento!



Pura cultura popular.

6 de janeiro de 2010

João Pessoa

Chegada: 30/12/2009
Partida: 01/01/2010

Gostei de João Pessoa.
A capital do estado da Paraíba não é das mais conhecidas e me surpreendi. A orla é linda. Os prédios na primeira quadra ao lado do mar não passam de 4 andares, o que dá uma sensação de amplitude e de cidade pequena. Existem calçadas amplas para caminhada e diversos restaurantes ao longo do mar.


Vista da cidade a beira mar

Chegamos para passar o reveillon e neste esquema de "lá vemos o hotel", quase ficamos sem ter onde dormir, mas como o Rafael sempre diz que a "sua estrela é forte", tudo deu certo no final das contas e ficamos em uma hotel a beira mar (o último quarto de dezenas de hotéis que consultamos).

Para nossa supresa e "sorte", quase em frente do hotel estava instalada a arquibancada que nos contemplaria com o show da Banda Calypso na virada do ano novo. Como eu só descobri da existência desta banda depois que o Rafael fez uma viagem para o Amazonas e voltou com uma PILHA de CDs e DVDs desta banda, abaixo tem um clipe para os sulistas desinformados entenderem do que se trata.
(eu também pude constatar in-loco em junho quando fui para Belém o grande sucesso que esta banda faz)


Um dos shows da banda Calypso. "Similar" ao que assistimos em João Pessoa na festa de Reveillon.

Como estou falando de música (ou algo assim), um grande sucesso que tocava direto por aqui é este abaixo! Não deixem de assistir com som!



Absoluta! (Stefhany) - O HIT do nordeste concorrendo fortemente com Calipso

A mesma sorte da estrela do Rafael tivemos quando saímos em busca de um lugar para a ceia de ano novo. Todos os estabelecimentos estavam reservados previamente. Restáva-nos Bobs, mas isso não dava para aceitar. A estrela do Rafael brilhou mais uma vez e achamos um restaurante italiano com ceia completa e no esquema por quilo. O triste era como estávamos vestidos: shorts e havaianas, num restaurante com pianista ao vivo. Que mico!!!

5 de janeiro de 2010

Onde estão as lixeiras?

Estou revoltada!
Como pode este povo ter a coragem de fazer de lindas praias o seu lixão!?
Lixo dentro do mar e na praia. Particularmente onde tem um pouco de gramado parece uma plantação de sacolas plásticas (que ficam penduradas em pequenos galhos ao vento parecendo mesmo uma plantação!).
Está certo que as prefeituras do nordeste não parecem ajudar na educação do povo: não há lixeiras por aqui e quando aparece "umazinha", ela é no diminutivo mesmo: bem pequena para evitar que se depositem os côcos dentro delas. Grande solução, não é mesmo?!

No entanto a falta de lixeiras não justifica ser mal educado. Nesta viagem vi pelo menos uns 3 carros arremessando lixo pela janela. Estou ficando doente com isso!!!!!!!!!!!!

Em umas das caminhadas na praia que fizemos (e infelizmente eu estava sem máquina fotográfica), tinha uma placa envolta de muito lixo: "Povo Educado, Praia Limpa".
Conclusão: ... ;-)
Related Posts with Thumbnails